Scroll Top

dicas receitas

Como congelar docinhos de festa

Como congelar docinhos de festa

Você é daqueles que adora colocar a mão na massa (literalmente) e pretende fazer você mesmo os docinhos de sua festa?

Seja festa de confraternização, festa infantil ou casamento, se você tiver habilidade e planejamento, é possível assumir esse papel.

Uma vez vi uma dica da qual até achei graça: ‘um dos primeiros passos para se economizar em festas é ter um freezer gigante’. O pior é que é verdade.

Se está em seus planos fazer os docinhos da comemoração, abra espaço no freezer, comece com antecedência e congele as remessas para não ficar sobrecarregado às vésperas e o feitiço virar contra o feiticeiro.

Em post anterior já citamos dicas para preparar cupcakes para festa, inclusive sobre seu congelamento, mas agora estamos falando de delícias como brigadeiros, docinhos gourmet, bombons e outros.

congelar-docinhos

O docinho que não deve ser congelado :

– Doces que levem ingredientes como creme de leite fresco, iogurte e grande quantidade de amido de milho. Ao serem congelados, os doces com bases nos itens informados, separam sua gordura do restante do líquido, formando uma ‘meleca empelotada’, nada bonita e de textura estranha.

– A gelatina ou doces com camadas de gelatina costumam cristalizar, por isso não são a melhor opção para congelar, devendo ser preparados dias antes da comemoração e ser mantidos em geladeira.

– Não congele ou leve para a geladeira doces cobertos com pasta americana ou foundant, os ingredientes ‘suam’ com a mudança de temperatura, o que acaba manchando ou criando um certo ‘grude’ sobre os mesmos. Não fica nem um pouco apresentável.

– Castanhas, amêndoas, nozes e outros, podem murchar no processo de congelamento, assim sendo, deixe para colocá-los no dia de servir ou o mais próximo possível da data para manter sua crocância natural.

– Prefira decorar com frutas frescas no dia de servir para que elas não escureçam ou soltem líquido em quantidade excessiva.

Como congelar:

– Escolha sempre recipientes com tampa e de material resistente à baixas temperaturas;

– Forre o recipiente com folhas de papel toalha para que caso haja alguma umidade no processo ou no descongelamento, o papel se encarregue de absorvê-la;

– Sempre mantenha a embalagem vedada. Os doces podem acabar pegando gosto ou aroma de outro alimento mais forte que esteja no freezer, caso estejam sem tampa. Se possível, aconselhamos até utilizar um recipiente para cada tipo de doce.

– Congele os doces já boleados e cobertos com granulado, coco, lascas de chocolate e até açúcar, mas evite o caso das castanhas citado anteriormente e cacau ou chocolate em pó.

– Se possível, coloque tapetinhos de celofane e deixe para colocar a forminha de papel no dia, assim ela não vai ficar úmida ou perder seu formato no processo de mudança de temperatura.

– Não coloque docinhos sobre os outros para evitar que eles grudem durante o congelamento ou percam o formato.

– Se o espaço for imprescindível, congele aos poucos levas em recipientes fechados, conforme instruções e, após congelados, transfira os doces para sacos plásticos fechados para que caibam mais unidades. Porém separe-os para o processo de descongelamento.

– Para o descongelamento, retire os doces do freezer e mantenha-os na mesma embalagem por aproximadamente 2 horas em temperatura ambiente.

– O prazo normal para congelamento de docinhos de festa é de 03 meses, sendo que, após descongelados, devem ser consumidos em até 2 dias e não poderão ser congelados novamente.

Realizando as etapas conforme nossas dicas, os docinhos não perdem o sabor e nem ficam melados, mantendo suas características originais e perfeitos para fazer a festa de muita gente!

fonte: eufacofesta.com.br

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.