Scroll Top

Aniversário 15 anos

Cerimonial de 15 anos: tradicional, moderno e evangélico!

Cerimonial de 15 anos: tradicional, moderno e evangélico!

Sua festa de 15 anos está chegando e com certeza são tanto detalhes para pensar que você já se sente perdida, ainda mais se por uma questão econômica optou por não contratar uma cerimonialista.

15-anos-gospel-1

Para dar uma ajudinha na organização da festa, a dica de hoje é para o cerimonial de 15 anos. Não faz ideia do que estamos falando? Então, vamos com calma!

Toda festa de 15 anos segue um cronograma/ roteiro, e isso é o que define cada momento. Assim, você sabe se dança a valsa antes ou depois do bolo, entre tantos outros momentos que acontecem durante a comemoração.

Modelos de cerimonial de 15 anos –

15-anos-gospel-2

Roteiros:

Debutante tradicional Se você vai seguir o estilo de uma festa tradicional, esse tipo de cerimônia deixa em evidência a aniversariante. Então prepare-se, pois você tem um roteiro todo seu para o dia da festa.

Início:

A recepção dos convidados é feita pelos pais, e se você tiver irmãos eles também devem estar na porta recebendo os amigos e familiares da debutante. O recebimento dos presentes deve ser feito por alguém que fique logo após a família, e assim cada pacotinho deve ser etiquetado com o nome de quem deu para que a aniversariante saiba de quem ganhou cada mimo.

A mesa de presentes deve ser recolhida após a entrada dos convidados

Após a entrada dos convidados, deve ter um livro* para que eles possam registrar uma mensagem e felicitações a aniversariante.   *O livro não é uma regra e pode ser substituído por uma painel com foto da aniversariante ou outra maneira de registrar as mensagens.

Desenvolvimento:

O coquetel de entrada deve começar a ser servido enquanto a aniversariante está se arrumando em outro espaço para entrar posteriormente na festa; Enquanto os convidados se deliciam com uma entradinha, a música de fundo ainda deve ser mais calma, e pode ser previamente selecionada pela debutante.

Após a entradinha ser servida, alguém (ideal é definir um mestre de cerimônias) deve anunciar o início do cerimonial tradicional.

1) Uma cadeira deve estar posiciona no centro do ambiente, e a mãe deve ser levada e posicionada ao lado direito da cadeira;

2) Os casais que dançarão a valsa com a debutante devem entrar. Os rapazes devem dar o braço esquerdo para a garota, enquanto elas carregam uma flor. Os casais devem ser posicionados ao lado da cadeira da aniversariante – os rapazes ao lado esquerdo, e as garotas seguem ao lado da mãe – ou formarem um túnel por onde passará a aniversariante.

leia também:

3) Com uma música especial, é o momento de entrada da debutante*, que deve vir com o pai e sentar-se na cadeira. Neste momento, a aniversariante deve estar com um vestido de debutante longo e rodado e com sapatos sem salto. Os fogos criam um efeito especial na entrada da aniversariante

4) Com a aniversariante sentada, é feita a entrega da joia pelo pai ou avô. A joia simboliza a delicadeza e vaidade feminina, e pode ser um anel de 15 anos, ou uma joia familiar. A joia pode ser um símbolo da família

5) Após a entrega da joia, é feita a troca do calçado, que simboliza a transformação da menina em mulher. O novo sapato de 15 anos deve ser de salto e colocado pelo pai ou príncipe.

6) Com antecedência a debutante deve ter escolhido uma boneca que fez parte de sua infância, e neste momento escolhe uma menininha da festa para entregar o presente.

7) Os casais que entraram com flores devem ir entregando as flores a aniversariante até formam um buquê.

8) Os pais falam brevemente sobre a vida da filha, enquanto isso pode ir passando fotos da infância da menina em um telão.

9) Após a homenagem, a mãe recolhe as flores que estão com a garota, e o pai a conduz para a garota para a valsa, que inicialmente é feita só pai e filha, enquanto os casais devem esperar. As velas acessas deixam o momento especial

10) Após dançar a valsa com o pai, pode-se dançar com os avôs, irmão e príncipe. E os casais, entram na última valsa.

11) Depois da valsa, a aniversariante entrega uma lembrancinha a cada casal que escolheu.   Desenrolar da festa: Passado todo o cerimonial, é hora da aniversariante trocar o vestido por um modelo mais leve e curto.

As fotos da aniversariante com os convidados podem ser feitas antes do jantar.

O jantar deve ser servido.

Após um tempo de ter servido o jantar, é o momento do bolo e parabéns.

Agora é só liberar a pista de dança e deixar que os convidados se divirtam sem horário pra mais nada.

*Se você quer realmente seguir tradições, o horário mais usual para a entrada da aniversariante é a meia noite; mas considerando que na festa tem familiares e idosos, não é necessário seguir esse horário e você pode adiantar o cerimonial.

veja mais

Debutante moderna

15-anos-gospel

Início:

A aniversariante recebe os convidados na porta e já pode ir tirando fotos; Assim como no modo tradicional, pode haver na entrada um responsável pelo recebimento dos presentes e um livro de assinaturas.

A guitarra é uma maneira diferente para as assinaturas .

Desenvolvimento:

O coquetel e o jantar são servidos aos convidados. Ao invés de todas as tradições, aqui a aniversariante pode fazer um texto moderninho para ler e logo em seguida corta-se o bolo. A garota abre a pista de dança com uma valsa maluca.

Desenrolar da festa:

Com a pista de dança aberta para os convidados, é só se divertir.

Os drinks devem ser sem álcool Como a festa moderna promete ser longa, vale servir um lanchinho* da madrugada para os convidados terem energia para dançarem mais.

*Como opções de lanchinho, pode ser servida uma massa com molho, ou opções como mini-hambúrgueres.

15 anos Evangélico Início:            

Na festa de 15 anos evangélica, a recepção é feita exatamente como o cerimonial de 15 anos tradicional (primeiro tópico).

Desenvolvimento:

É servida a entrada aos convidados; Em seguida, o mestre de cerimônias abre o cerimonial de 15 anos anunciando o momento solene. Neste momento, entram a mãe, os casais e a aniversariante com o pai (segue-se o passos 1,2 e 3 do modo de cerimonial de debutante tradicional).

A partir de agora é aberto o rito religioso, que pode ser ministrado por um líder religioso;

A abertura desse momento pode ser feita com uma oração;

A oração pode ser presidida por familiares ou por um líder religioso.

Em seguida lê-se um salmo ou passagem bíblica, ou é feita uma cerimônia que deve ser estabelecida pelo pastor ou orientador religioso; Após a oração ser finalizada, as flores são entregues pela aniversariante;

E os pais juntos entregam uma Bíblia de presente à filha; Os pais fazem leem algo para a debutante. Em seguida o pai retira a garota para a valsa, e os casais entram apenas na última valsa.

Desenrolar da festa:

Após o cerimonial de 15 anos, corta-se o bolo. Depois dos convidados se servirem de bolo e docinhos é hora de abrir a pista de dança que pode ser apenas com músicas evangélicas.

A tiara no cabelo deixa o visual delicado.

Agora que você já sabe tudo sobre o cerimonial de 15 anos é hora de escolher qual o estilo de festa vai seguir e adotar o roteiro para deixar a comemoração organizada.

Fonte: soloinfantil

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.