Scroll Top

beleza

6 remédios caseiros para eliminar as espinhas

A acne é um dos problemas cutâneos mais comuns em toda a população mundial. Geralmente se manifesta em forma de espinhas ou cravos, bem como em grãos ou cistos no rosto, nas costas e no peito. Surge após um processo de infecção causado por mudanças nas glândulas sebáceas, processo que provoca obstrução e inflamação nos poros da pele.

espinhas-acabar

Cuidados diários com a pele

Higiene

É importante limpar a pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, poluentes e poeira. O acúmulo de sujeira na pele leva ao entupimento dos poros, e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce.

É recomendável usar um sabonete adequado para o seu tipo de pele, preferencialmente, líquido. Para as peles oleosas a mistas, o ideal é optar por sabonetes à base de ingredientes adstringentes com alfa-hidroxiácidos e enxofre, ingredientes que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros. No caso das peles secas e normais, o ideal são os sabonetes líquidos, com pH neutro, e complementação do processo com loção ou leite (creme) de limpeza.

Os tônicos ajudam a remover os traços de óleo, sujeira e maquiagem que o sabonete pode ter deixado durante a limpeza. Se quiser, pode usá-lo para retirar a maquiagem também.

Outra dica importante é esfoliar a pele duas vezes por semana. Retirar as células mortas é importante para dar uma aparência mais viscosa à pele e estimular a renovação celular.

leia também:

Dicas caseiras para acabar com as estrias

7 conselhos para remover a maquiagem de forma correta em questão de segundo

Diga adeus às manchas escuras e irritações na virilha, axilas e coxas

Hidratação

Uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções.

Assim, diariamente, é preciso usar hidratantes adequados a cada tipo de pele e específicos para o rosto e o corpo. É bom lembrar que as peles oleosas também precisam de hidratação. Nesse caso, recomenda-se usar um produto oil-free, que é à base de água e não aumentará a oleosidade da pele.

Uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, além do uso de produtos específicos, recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água. Veja outras medidas que ajudam a manter a pele bem hidratada:

  • Evitar exposição excessiva ao sol.
  • Manter uma dieta rica em frutas e verduras, que contenha muitas fibras.
  • Evitar o uso excessivo de sabonetes, buchas, banhos muito quentes e prolongados, principalmente no inverno.
  • Evitar realizar esfoliações excessivas na pele.

leia mais: Água de arroz para ter os cabelos lindos

As espinhas e os problemas mais crônicos de acne

costumam aparecer – principalmente – na etapa da puberdade, causando sérios problemas de autoestima em quem sofre com eles. Porém, este problema cutâneo pode surgir em qualquer idade e afetar tanto homens quanto mulheres.

Atualmente existem muitos produtos e tratamentos que têm como finalidade a redução do desenvolvimento de espinhas e cravos para melhorar o aspecto da pele. Porém, muitos destes produtos são caros e estão fora do alcance da maioria das pessoas. Por sorte, existem algumas alternativas caseiras e naturais que podem ajudar a reduzir o problema para apresentar uma pele mais limpa e bonita sem ter que investir tanto dinheiro. Saiba mais a seguir!

1. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio atua como um esfoliante suave para a pele, capaz de remover as células mortas e o excesso de oleosidade que bloqueia os poros.Também ajuda a regular o pH da pele e funciona como um antisséptico suave. A maior vantagem está em ser econômico e, além disso, ser facilmente encontrado em qualquer lugar.

Como usar?

Para preparar uma máscara contra espinhas, misture em um recipiente duas colheres de bicarbonato de sódio, uma colher de chá de canela em pó, o suco de meio limão e cinco colheres de mel. Depois de formar uma pasta, aplique-a por todo o rosto, deixe agir por 5 a 10 minutos e enxágue com água morna.

Outra opção consiste em umedecer levemente o bicarbonato de sódio e aplicá-lo com suaves massagens circulares por todo o rosto.

mais dicas  Como ficar com os lábios macios e brilhantes em 10 minutos

2. Mamão

Mamão-500x331

Além de ser uma fruta deliciosa e muito boa para a saúde, o mamão também é um grande aliado da saúde cutânea e, de fato, é um ingrediente ativo de muitos produtos de beleza comerciais. Esta fruta ajuda a eliminar o excesso de lipídios na superfície da pele, removendo as células mortas e a inflamação causada pelas espinhas.

Como usar?

Amasse um pedaço de mamão até formar uma pasta e depois aplique-a no rosto limpo e seco. Deixe agir por 20 minutos. Quando terminar o tratamento, não se esqueça de aplicar um creme hidratante.

indicamos também: Conheça 7 melhores nutrientes para afastar flacidez rugas e marcas de expressões

3. Chá verde

Este chá contém um antioxidante chamado epigalocetequina-3-galato ou EGCG, que se demonstrou eficaz na hora de reduzir a produção excessiva de sebo, bem como tratar inflamações e diminuir o crescimento de bactérias na pele.

Como usar?

Prepare uma pasta com duas colheres de chá de folhas de chá verde misturadas com um pouco de água. Aplique a pasta no rosto como se fosse um esfoliante e deixe agir de 3 a 5 minutos.

4. Aveia

Aveia-500x334

Além de ser um alimento saudável, a aveia também é um remédio natural para a boa saúde da pele. Este ingrediente ajuda a remover as células mortas que se acumulam no rosto e também estimula a eliminação do excesso de oleosidade.

Como usar?

Em um recipiente, misture duas colheres de sopa de farinha de aveia, a polpa de um tomate e uma colher de sopa de mel. Faça uma pasta e aplique-a por todo o rosto, deixando agir por 10 minutos.

5. Canela e mel

A combinação de canela e mel é um remédio incrível para reduzir as espinhas e melhorar rapidamente a saúde da pele. A canela tem propriedades antimicrobianas que ajudam a evitar a proliferação de bactérias. Por outro lado, o mel é um ingrediente antibiótico que pode ajudar a desinfetar e reduzir a inflamação causada pelas espinhas.

Como usar?

Misture em um recipiente duas colheres de chá de mel com uma colher de chá de canela até formar uma pasta. Aplique no rosto ou nas regiões afetadas pelas espinhas e deixe agir por 15 minutos.

6. Casca de banana

Casca-de-banana-500x311

A banana é um alimento muito nutritivo, carregado de componentes essenciais para nosso organismo. O que a maioria não sabe é que sua casca também tem importantes propriedades que podem ajudar a regenerar a pele, além de reduzir o surgimento de cravos e espinhas.

Como usar?

Pegue a casca de uma banana e esfregue sua parte interna em todas as regiões do rosto que apresentam espinhas. Quando terminar de aplicar, deixe agir por 30 minutos no mínimo. Enxágue com água morna.

Os mais lidos da semana:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Muito boa as dicas me ajudou sofro com manchas e espilhas vou testar essas receitas com certeza …

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.