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Bons hábitos

Personal organizer dá dicas para manter tudo no devido lugar

Sinônimo de renovação, o Ano-Novo também é um bom pretexto para a organização do ambiente em que se vive. Mas antes que o desânimo fale mais alto, por causa da correria do dia a dia, há um profissional especializado, o personal organizer, com ideias de planejamento para essas mudanças. Veja aqui algumas dicas para se arrumar os cômodos da casa e começar 2017 com tudo no devido lugar.

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Segundo Carine Rennó, pioneira no segmento de organização de ambientes em Uberlândia, não se trata apenas de arrumar, ajeitar ou esconder a bagunça. “Organizar pressupõe dar lugar a coisas novas e encontrar um local determinado para cada coisa, para a energia fluir”, disse a personal organizer.
Segundo ela, a ordenação dos variados objetos guardados em casa demanda uma metodologia. “Arrumar é superficial demais. O meu trabalho busca, essencialmente, setorizar as peças dentro de cada cômodo”, disse Carine Rennó.

Carine Rennó é pioneira em organização em Uberlândia (Foto: Cleiton Borges)

Carine Rennó é pioneira em organização em Uberlândia (Foto: Cleiton Borges)

Para isso, a profissional se vale de instrumentos, como organizadores, divisórias, cabides, cestos, etiquetas, armários, gavetas e prateleiras. “Minhas clientes brincam que não conseguem mais viver sem as cestinhas, que separam os itens dentro dos armários”, disse a especialista.

A principal dica dada pela personal organizer para as pessoas que vão organizar a casa para começarem o Ano-Novo com o pé direito é fazer uma triagem dos itens acumulados, ou seja, separar aquilo que é necessário daquilo que pode ser descartado, para o lixo ou para doação.

Feito isso, uma boa limpeza do espaço organizado e a determinação de locais específicos para cada grupo de objetos são os próximos passos. “Isso economiza muito tempo na correria do dia a dia, pois quando cada coisa tem o seu lugar, tem para onde voltar, o que elimina o tempo

Adesão

A empresária Silvia Pareira aderiu ao serviço, há três anos. “A personal organizer começou no closet e depois passou a outros cômodos, como lavanderia e cozinha. Ela arruma meu roupeiro, meu louceiro e, nesta época do ano, também guarda a decoração de Natal. Assim, conseguimos manter a casa organizada mais tempo. Minhas funcionárias já sabem onde devem colocar cada coisa, é muito prático. No caso do closet, é bacana porque, sabendo tudo que tenho, consumo menos, sem contar que não guardo mais o desnecessário”, disse Silvia Pereira.

“Depois de tudo pronto, sempre tenho aquela sensação prazerosa de que tudo está funcionando bem. Nossos ambientes ganham beleza, praticidade e funcionalidade”, disse a empresária Eline Tannus, que também segue a tendência da organização profissional.

Quarto

Comece fazendo a triagem das peças dos armários por grupo – de roupas, lingeries, calçados e acessórios. O ideal é ficar somente com o que usa e precisa. Para o varão, providencie cabides iguais, de preferência, transparentes. A padronização é importante para dar leveza e ganhar espaço no armário. Coloque uma peça por cabide, para conseguir ver as roupas. Comece a dispor as peças, das mais leves às mais pesadas – regatas, manga curta, manga longa, casacos – do claro ao escuro. Faça o mesmo com as calças. Coloque o gancho para dentro, para obter harmonia visual. Para guardar roupas íntimas, providencie divisórias, que ampliam o espaço das gavetas. Separe por tipo, cor, modelo, tamanho, sempre do claro ao escuro. Os sapatos também devem ser guardados dos leves aos pesados, de cima para baixo.

(Foto: Questão de Ordem/ Divulgação)

(Foto: Questão de Ordem/ Divulgação)

Cozinha

Na cozinha, comece também pela triagem dos itens – panelas, vasilhames, louças, copos, talheres. Escolha um local para deixar à vista os itens do dia-a-dia, que usa mais. Se tem um jogo de louças de 12 lugares, por exemplo, deixe apenas o número de peças equivalente ao número de pessoas da casa na altura dos olhos. O restante, coloque em um local mais alto. Use organizadores para dispor pires, xícaras, entre outros. Com os copos, faça a mesma coisa. Para guardar as panelas e vasilhames, busque um local mais próximo do fogão. Guarde as frigideiras, panelas e vasilhames uma dentro da outra e disponha as tampas ao lado, de preferência, dentro de um porta-tampas, que as deixam de pé. Para faqueiro e demais acessórios, organize em caixas próprias, de preferência, lado a lado, para que não fiquem soltos.

(Foto: Questão de Ordem/ Divulgação)

(Foto: Questão de Ordem/ Divulgação)

Dispensa

Para organizar os alimentos na dispensa ou armário, tenha em mãos cestas, de preferência vazadas, e da mesma cor para separar os itens. Também use potes de diferentes tamanhos, mas preferencialmente de modelos iguais. Comece fazendo uma triagem, observando a data de validade dos itens. Depois, separe os produtos em grupos, como doces, salgados, farinhas, bebidas e ordenar por tipo. No caso dos maiores, disponha um atrás do outro, para ter ideia de quantos itens tem de cada, o que facilita a lista de compras. Os itens menores, guarde nas cestas, etiquetadas, para que a lógica seja obedecida por todos os usuários da dispensa. Crie cestas para temperos, molhos, enlatados, entre outros. Use potes de vidro para armazenar farinhas, grãos, arroz, que ajudam a identificar os produtos e são mais higiênicos.

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(Foto: Questão de Ordem/ Divulgação)

Sala multimídia

Se atenha a organizar CDs, DVDs, fitas de videogame e livros, que dão mais trabalho neste ambiente. O ideal é separar cada tipo de item de acordo com algum critério, como banda, gênero musical, nacionais, internacionais, gênero cinematográfico, jogo de ação, de futebol, de aventura. Use gavetas, divisórias e suportes para separá-los e, de preferência, etiquetando os grupos, para garantir que se mantenham organizados. Também tenha um móvel no local para deixar chave, casaco e sombrinha, entre outros itens que necessitam estar à mão.

Banheiro

Comece a organização do banheiro separando os produtos por tipo, como xampu, condicionador, sabonete, pasta de dente, creme de corpo, creme de rosto, de preferência, escolhendo um local para os produtos de cada pessoa. Use o armário do banheiro para guardar os itens de higiene pessoal e, se guardar os produtos de limpeza no mesmo ambiente, busque um local distinto, para não haver contaminação. Não é recomendável que as toalhas de banho e de rosto sejam armazenadas no banheiro, pela umidade do ambiente. Prefira guarda-las no roupeiro.

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(Foto: Questão de Ordem/ Divulgação)

Outras dicas de organização para você mesma fazer em casa

– Use vasilhames para separar itens pequenos, como embalagem de produtos de limpeza para ferramentas, potes de alimentos para temperos, canecas para tampas, prendedores, etc.

– Use caixas de papelão encapadas para separar itens maiores, desde que secos, como enlatados

– Use vasilhames de plástico para guardar itens, como talheres e temperos usados no dia-a-dia

– Use caixas plásticas de mercado para guardar itens grandes, como vasilhames, tampas e acessórios de cozinha

– Use canecas estilizadas para separar itens de escritório, como canetas, lápis, clips, elásticos

– Use caixas de feira de madeira, que podem ser customizadas, para guardar calçados

– Use espaguetes de piscina como enchimento das botas, para que não fiquem dobradas no armário

– Use presilhas de escritório para separar cabos na sala multimídia

– Use copos de plástico para guardar bolas e enfeites de Natal por unidade

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  • Outras dicas para manter a casa em ordem

  • fonte: blog Chega de bagunça

1. Faça sua cama, assim que se levantar

Uma cama bem arrumada faz com que todo o quarto pareça mais ordenado, por alguma razão quando nossa cama está arrumada a casa parece mais arrumada também. Então arrume sua cama todos os dias assim que se levantar!

 

2. Sempre que sair de um cômodo melhore algo nele

Tente deixar cada lugar da casa melhor quando passar por ele, nunca deixe de fazer uma melhoria como ajuntar um sapato, guardar algum brinquedo, lavar um copos na pia da cozinha, ajeitar a toalha do banheiro ou afofar as almofadas do sofá. Apenas cultive esse hábito de melhorar cada espaço quando passar por ele.

 

3. Envolva toda a família na organização da casa

Peça aos seus filhos e companheiro para que ajudem a manter a organização. Tarefas simples como não deixar os sapatos espalhados, pendurar a toalha no banheiro, colocar a roupa suja no cesto ou lavar o prato após as refeições podem fazer uma grande diferença na organização da casa ao longo do dia.

 

4. Livre-se de 10 itens por dia nos próximos 30 dias

Pode parecer difícil, mas fazer esse tipo de tarefa é muito mais fácil do que você imagina, apenas tome cuidado, pois você poderá gostar da ideia de liberar espaço na casa e ter menos itens para organizar.

Sugiro que comece com uma gaveta, sabe aquela gaveta que todo mundo tem e serve para colocar “coisas”? Você se surpreenderá com a rapidez que vai encontrar 10 itens para jogar ou doar.

Faça isso durante os próximos 30 dias, verifique notas fiscais, manuais de produtos que não exitem mais, comprovantes, meias furadas, roupa íntima desgastada, lençóis sem conjunto, roupa manchada de água sanitária, etc. A lista é grande e fará uma enorme diferença na organização da sua casa!

5. Tenha uma caixa de doação

Tenha uma pequena caixa ou sacola de doação dentro de cada armário de roupas da sua família. Ele serve para quando você prova aquela peça de roupa e descobre que não gosta mais dela ou quando as crianças estão crescendo e a cada semana descobrimos que essa ou aquela peça não serve mais. Quando a caixa está cheia, a providência é levar para algum lugar que receba estas doações, podem ser amigos ou parentes, no bazar da igreja ou em outro local que receba esse tipo de doação. Muitas pessoas tem problemas na hora de se desfazer de certos objetos da casa, pensando se algum dia precisarão deles. Se você se encaixa nesse perfil, sugiro que você tenha um espaço para deixar itens que você deseja doar, mas tem dúvida. Coloque o objeto no local e uma etiqueta com a data e espere. Se você não precisar deste item nos próximos 6 meses, definitivamente é hora de doar!

 6. Não deixe para depois o que você pode fazer agora

É incrível o quanto está atitude de fazer imediatamente ajuda a manter a casa em ordem. Jogar fora aquela mala direta recebida pelo correio, lavar uma xícara que está na pia da cozinha, guardar uma roupa no armário, ligar a máquina de lavar roupa. Se a tarefa pode ser realizada imediatamente e não leva nem um minuto, então faça agora, não deixe as tarefas se acumularem.

7. Tenha uma plano para a limpeza da casa

Você determina sua rotina de limpeza, pois cada caso é um caso. Se trabalha fora e tem filhos pequenos, você precisa encontrar um horário adequado para essa tarefa, se sua casa é muito grande certamente necessitará de mais tempo para limpar a casa. Você precisa escrever sua rotina no papel e verificar o que pode ser feito a cada dia, por exemplo:

  • Segunda-feira: aspirar a casa, trocar a roupa de cama e limpar os banheiros.
  • Terça-feira: Lavar roupas claras e tirar o pó dos móveis.
  • Quarta-feira: Lavar roupas escuras e limpar a cozinha.
  • Quinta-feira: Passar roupa e trocar toalhas de banho.

Isso fará você manter o controle da limpeza e organização da sua casa, mas você precisa experimentar e ver a rotina que melhor se adéqua ao seu tempo e estilo de vida.

8 . Tenha uma rotina matinal

Por mais que você odeie todas as manhãs, você precisa ter uma rotina definida que possa ser ligada no “piloto automático” enquanto sua cabeça ainda não está raciocinando. Defina a hora de se levantar todos os dias e em seguida arrume sua cama. Tome um banho ou faça sua higiene matinal e se vista completamente. Tome o seu café da manhã e você esta pronto para qualquer coisa. Uma manhã com rotina defina, é o começo para que você tenha um bom dia.

9. Organize por etapas

Controle a ansiedade e organize em pequenas doses. Comece com uma gaveta ou uma prateleira do armário, retire os itens, limpe com um pano úmido, faça a triagem do que deve voltar para o local, daquilo que deve ir para o lixo, do que precisa ser doado e do que está fora do lugar. Devolva de forma organizada os itens que ficarão. Se você organizou bem, será fácil manter!

10 . Reconheça os pontos de bagunça da sua casa

Todos tem em casa “aqueles lugares” onde a desordem tende a se acumular. Muitas vezes, é a porta de entrada ou balcão da cozinha. Estas são muitas vezes boas áreas para iniciar a sua organização e, provavelmente, serão as áreas que você deve verificar regularmente para rápidas “arrumações”. Descobrir os itens que acabam lá e criar um novo lar para eles ou se necessário, livrar-se deles!

11. Tire um tempo para você

Às vezes isso pode parecer difícil, principalmente para as mamães, mas encontre algo que você realmente goste de fazer. Pode ser algo tão simples como a um banho sem interrupções, a leitura de um livro, fazer a manicure ou tomar uma taça de vinho. Isso não significa assistir televisão enquanto faz o serviço da casa como dobrar roupa, fazer faxina ou cozinhar! Ter um tempo para si faz com que você seja mais feliz, relaxada e produtiva!

12 . Tenha de 7 a 8 horas de sono por noite

Para estar mais descansado, produtivo e motivado é necessário dormir o suficiente! Está não é uma tarefa fácil, principalmente se você tem filhos pequenos ou tem uma vida profissional agitada. Mas certamente você fará as coisas mais rapidamente e melhor se estiver bem descansado. Isso melhora também o humor e a paciência para as coisas do dia a dia que costumam nos deixar irritados como o transito e a “arte” das crianças.

 

13. Vista-se no início da manhã

Ficar de pijama pode parecer tentador e quanto mais o dia passa, menos motivação existe para trocar de roupa. Então pare de procrastinar e vista-se todas as manhãs e você nunca será pego de surpresa usando pijamas ao meio dia!

14. Faça uma tarefa de cada vez

A maioria das mães se orgulha da capacidade de realizar multitarefa, mas cuidado, isso não é necessariamente uma coisa boa quando você está fazendo um pouco de muitas coisas, em vez de completar alguma tarefa. Você pode se sentir ocupado e trabalhar o dia todo, e quando chegar o fim do dia vai perceber que não fez nada, pois fica andando em círculos e não consegue concluir nenhuma tarefa. Então se concentre e faça uma coisa de cada vez.

15. Identifique com rótulos

Quanto mais coisas rotuladas, melhor! Não só ajuda a manter tudo organizado como ajuda toda a família saber onde as coisas estão. Pode levar um pouco de tempo e treino, mas todos saberão onde as coisas estão e isso poupará muito tempo e estresse. Existem muitas maneiras criativas para etiquetar, além do tradicional rotulador que facilita a vida (compre aqui).

16. Priorize seus projetos

Você tem uma lista de projetos, idéias e inspirações para sua casa? Essa lista de projetos pode perder o controle e ficar muito grande, principalmente se você tem vários projetos em andamento, o que levará você ao desânimo e a falta de motivação. Seja eficiente realizando apenas um ou dois projetos. Se houver mais projetos, certamente você irá procrastinar e isso lhe causará stress. Assim, limite a sua lista de projetos e se comprometa a completar pelo menos um projeto de sua lista antes de iniciar outro.

 

17. Tenha uma lista de “coisas a fazer”

Você deve criar uma lista de “coisas a fazer”, pois surgem aquelas necessidades no nosso dia a dia, como ir ao banco, cancelar alguma assinatura ou consertar algum item? Você precisa de uma lista para não se perder. Cada noite programe o que será feito no dia seguinte, se você é ocupado e trabalha fora, tente ocupar seu horário de almoço ou aproveite a para realizar alguma dessas tarefas no caminho de volta para casa.

 

18. A perfeição é inimiga da conclusão

Todos nós queremos fazer as coisas bem, mas não podemos ser perfeitos. Lembre-se que fazer alguma coisa é sempre melhor do que não fazer nada, porque você não tem tempo para torná-lo perfeito.

 

19. Siga a regra 80/20

O Princípio de Pareto nos ajuda a compreender que o tempo é um recurso não aproveitado adequadamente, e sugere que 80% dos resultados que obtemos estão relacionados com 20% dos nossos esforços. Ou seja, uma minoria de ações leva a maior parte dos resultados. Concentre-se naquilo que realmente traz resultado na organização de sua casa e elimine as distrações.

20. Organize a papelada

Papéis! É incrível como este material se acumula por toda a casa, são contas, relatórios, malas diretas, trabalhos escolares, recibos e notas fiscais. Realmente a lista é interminável e você pode rapidamente ficar confuso com toda essa papelada. Há muitos sistemas para organizar os papéis como pastas, arquivos, bandejas, etc. Visite uma loja de materiais de escritório e escolha um método de acordo com seu espaço para deixar os papéis em ordem e sua casa mais organizada.

21. Se você não ama e não usa, você precisa se desfazer!

Se você não usou algum item por mais de um ano, as chances de usar novamente são poucas ou nenhuma. Sim, há exceções, mas, em geral, esta é uma boa regra para seguir. Jogar ou doar. Pense nisso como uma coisa a menos para se preocupar.

22. Não compre algo se você não sabe onde guardará

Antes de comprar qualquer coisa, pense onde você vai colocar e qual função terá. Mesmo que você ame um item, pense se existe um lugar especial para ele em sua casa ou se ele não vai acabar em uma pilha em algum lugar da casa ou enterrado no fundo de um armário. Esta também é uma ótima pergunta para fazer aos seus filhos antes de comprar “aquele” item.

 

23. Quando um item entrar, outro deve sair

Isso não se aplica em 100% dos itens, mas é sempre uma boa coisa para se pensar. Quando você está comprando algo novo, pense em algo que você já tem e que pode ser doado ou descartado. Se você estiver substituindo um item, você já sabe que não precisa de dois itens iguais. Se você comprou um novo par de jeans, você pode doar um par mais velho que você não usa. Isso também funciona muito bem para ajudar a manter os brinquedos das crianças em ordem.

24. Use um timer

Eu não sei por que, mas quando você liga o timer, você consegue realizar as tarefas com muito mais rapidez. Certamente é porque existe motivação para terminar tudo antes que o temporizador toque. Você pode usar o timer para as mais diversas tarefas como determinar o tempo de arrumação das camas, para determinar o tempo das crianças no comutador ou vídeo game ou para verificar seus e-mail com eficiência.

 

25. Evite abrir a caixa de Pandora

Muitas vezes, vamos realizar uma tarefa simples e sem querer isto acaba se transformando em uma grande organização, na qual você não tem tempo de realizar. Isso geralmente acontece quando você abre “aquela” gaveta e de repente todo o conteúdo da gaveta está espalhado pelo chão. Não se distraia e anote em sua lista de tarefas “limpar a gaveta” para quando você tiver mais tempo para concluir esse projeto.

26. Trace metas realistas

Quando você está definindo metas para si mesmo, comece com pequenas tarefas específicas e simples. Listas simples são mais fáceis de alcançar. Sinta-se orgulhoso das metas alcançadas e comemore, pois isso o manterá motivado para continuar.

27 . Mantenha os produtos de limpeza à mão

Facilite a limpeza da casa mantendo os produtos de limpeza sempre à mão. Quanto mais acessíveis forem, mais rápida será a limpeza. Se você não tem crianças pequenas em casa, pode deixar alguns produtos de limpeza no banheiro, isso facilita a limpeza e evita que você se distraia e esqueça de limpar. Essa pode ser a diferença entre limpar na hora e adiar até mais tarde.

28. Armazene os itens onde são mais usados

Às vezes você precisa pensar fora da casinha para que sua organização seja funcional. Por exemplo, se seus filhos colocam os pijamas assim que saem do banho, você pode armazená-los no banheiro, se houver espaço, é claro. Você pode armazenar itens no lugar onde eles são usados e não necessariamente no local onde eles deveriam ser guardados. Pense no que pode funcionar para você!

29. Use racionalmente seu tempo com a tecnologia

Cuidado para não se distrair demais com a Internet, mídias sociais, Pinterest, blogs, mensagens de texto, televisão, etc, seu tempo pode evaporar rapidamente! Muitas vezes ficamos na frente do computador e nem sequer percebemos quanto tempo passou. Tente limitar a quantidade de vezes que você fica vagando na internet, seja objetivo e use um timer para controlar o tempo.

30. O caos às vezes é inevitável

Tentamos nos manter no eixo, mas às vezes a vida nos dá uma rasteira e leva a melhor. Pode acontecer de algum dia você se sentir doente, cansado, ocupado ou até mesmo desmotivado. Permita-se ter um dia de folga. E no dia seguinte, volte a tomar rédeas da sua vida!

 

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