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Bons hábitos

Sérias razões para deixar de consumir açúcar

O açúcar é um condimento muito antigo, extraído da cana-de-açúcar. Diz-se que essa, por sua vez, era cultivada na Índia e foi conhecida pelos gregos e romanos como “mel da Índia”, porém, sabe-se que os chineses conheciam o processo de extração e refinamento da cana-de-açúcar muito antes disso.

acucar

Você sabia que atualmente denomina-se açúcar a todos os carboidratos que se dissolvem na água com facilidade? São incolores, inodoros, normalmente cristalizáveis e todos tem um sabor doce.

O açúcar é uma substância altamente viciante, como são as drogas e, geralmente, causa estragos no organismo, pois quando o consumimos o sistema imunológico se enfraquece por até seis horas, deixando-nos vulneráveis à germes e vírus.

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Saiba os principais benefícios por parar de consumir o açúcar refinado:

1. Melhora a pele

O açúcar prejudica a elasticidade da pele, pois ele se liga às fibras de proteínas, tornando-se moléculas nocivas.

Quer saber mais?

A pele perde o brilho natural e o organismo sofre com a intoxicação dessa ingrediente.

Quando você para de consumir açúcar, em pouco tempo, você vê a diferença no espelho.

2. Melhora o funcionamento do corpo

Além da boa forma física, deixar de consumir açúcar contribui para que o corpo tenha um bom metabolismo.

E, desse modo, o risco de doenças como diabetes diminui consideravelmente.

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3. Diminui a ansiedade 

O açúcar ativa o centro de prazer do cérebro, o que acaba causando dependência.

Sendo assim, o vício impede a realização da dieta e nos torna menos racionais.

Por isso, muita gente, mesmo precisando perder peso, entre num intenso consumo de alimentos doces e gordurosos quando está passando uma situação difícil.

4. Diminui a cólica menstrual

Para quem não sabe, o açúcar inflama o corpo, estimula secreção de muco e causa inchaço.

Agora imagina tudo isso no período menstrual, com toda a alteração de hormônios, difícil, não é?

Entenda: o açúcar prejudica o sistema imunológico, o metabolismo e a função hepática.

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5. Regula o apetite

Quando você para de consumir açúcar, até o apetite é normalizado.

Isso porque o açúcar inibe o hormônio que controla a fome: a leptina.

Torna-se, assim, um círculo vicioso: quanto mais açúcar, mais fome – um grande problema para quem quer perder peso.

 

6. Melhora a resistência do corpo

Além de garantir mais energia, a falta de açúcar impede o desenvolvimento de doenças, inchaços e inflamações.

 

7. Melhora na função hepática

Como já dissemos, o açúcar refinado é tóxico e estraga o fígado durante o processo digestivo.

Sendo assim, se deixar o açúcar de lado, o fígado voltará a trabalhar corretamente, o sangue circulará melhor e a pele ficará mais bonita, já que não haverá acúmulo de resíduos no organismo.

8. Aumenta a vitalidade

Sabemos que você sente mais energia quando consome açúcar, mas isso é apenas no primeiro instante.

Passado o efeito, o corpo fica pesado e cansado, necessitando de mais doce – como um círculo vicioso.

Prefira o doce das frutas ou a energia das castanhas, que são verdadeiras fontes de energia.

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9. Melhora o sono

Se parar de consumir açúcar melhora o metabolismo e as funções digestivas, é certo que também influencia na boa qualidade do seu sono.

O desejo pelo doce durante a noite, aumenta os níveis de glicose e prejudica os hormônios que nos ajudam a dormir.

10. Modifica a forma do corpo

Parar de consumir açúcar mudará o aspecto físico do seu corpo.

Pouco a pouco, você se sentirá menos inchado e a gordura de sua barriga e de outras partes se reduzirá.

Importante: até mesmo outros açúcares, como o demerara e o mascavo, devem ser consumidos com moderação, pois em excesso são prejudiciais.

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E o consumo excessivo de açúcar?

 

O consumo excessivo de açúcar é a principal causa da maior parte das doenças que se desenvolvem em nosso organismo. O açúcar que consumimos diariamente é artificial, portanto, não contém nenhuma das vitaminas e minerais que nosso corpo precisa.

Dessa forma, o açúcar não nos oferece nada quando analisado de um ponto de vista nutricional, e, pelo contrário, nos rouba minerais e vitaminas. Isso também pode prejudicar os processos metabólicos do corpo, já que o excesso de açúcar traz inúmeras consequências para nossa saúde (uma das mais conhecidas é o diabetes).

Razões para não consumir açúcar

  • O açúcar pode ser viciante, inclusive pode chegar a um ponto tal qual a cocaína,

afirma o doutor Robert Lustig (endocrinologista, professor da Universidade da Califórnia). O doutor Mehmet Oz escreveu recentemente que, quando consumimos açúcar, a liberação de dopaminas no cérebro é estimulada, o que nos faz sentir prazer.

  • O consumo excessivo de açúcar aumenta o risco de desenvolvermos câncer, por ser um dos causadores da obesidade e elevar os níveis de insulina, que causa a produção de células cancerígenas.
  • O consumo de açúcar é prejudicial para o coração. Quando seguimos uma dieta podemos pensar que tudo o que consumimos é saudável, mas os alimentos doces presentes na dieta podem ser muito prejudiciais. Alguns estudos sugerem que as dietas ricas em açúcar ou com muita carga glicêmica estão relacionadas ao maior risco de desenvolvermos doenças cardíacas. O excesso de açúcar é a causa da elevação dos triglicerídeos no sangue, já que aquele é um tipo de gordura que armazena as calorias adicionais do açúcar e diminui os níveis protetores de colesterol.
  • O açúcar pode danificar o fígado, por ser esse um órgão grande e complexo e, também, um dos principais armazenadores de glicose em forma de glicogênio, pois quando consumimos alimentos ou bebidas açucaradas o açúcar no sangue aumenta e segrega insulina, dessa forma, o fígado responde à insulina ao encontrar o açúcar no sangue para produzir glicogênio. Finalmente, o fígado processa todo o armazenamento de glicogênio em gordura.
  • O açúcar pode prejudicar o cérebro. Alguns estudos preliminares indicam que o açúcar no sangue pode atrofiar as áreas do cérebro responsáveis pela memória.
  • O excesso de açúcar pode causar acne. A relação entre a alimentação e a acne é controversa, mas estudos demonstraram que existe uma relação entre a alimentação com algo nível glicêmico e a acne. Essas “dietas” são geralmente ricas em açúcares, pois os altos níveis de açúcar no sangue podem desencadear hormônios que também causam aumento no número de secreções de gordura, o que ajuda a piorar o quadro de acne.
  • Quando consumimos muito açúcar as bactérias localizadas na boca se alimentam desses resíduos, aumentando a possibilidade de desenvolvermos cáries.

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