Scroll Top

Bons hábitos

Dor atrás dos olhos

Temos ouvido muitas vezes de dor dentro dos olhos e é muitas vezes o resultado direto da lesão. “A dor atrás dos olhos” é um termo relativamente raro e é geralmente usada para expressar algum tipo de pressão na parte de trás do olho. Muitas vezes, a dor atrás do olho desce para a testa.

podem haver sintomas específicos, como:

  • Dor ao movimentar: pode ser sinal de cisco no olho ou cansaço da vista;
  • Dor no olho e dor de cabeça: pode indicar problemas de visão ou gripe;
  • Dor e vermelhidão: é um sintoma de inflamação no olho, como conjuntivite;
  • Dor ao piscar: pode ser sintoma de terçol;
  • Dor no olho e na testa: surge frequentemente em casos de enxaqueca;
  • Dor e visão embaçada: pode ser glaucoma.

dor-nos-olhos

Causas de dor atrás dos olhos

As causas que desencadeiam a dor moderada a grave por trás dos olhos pode variar de problemas oculares, como neurite óptica à infecção dos seios. Eles são explicados abaixo:

Glaucoma
Glaucoma é um termo que se refere a um grupo de doenças oculares que afetam o nervo óptico. Existem diferentes tipos de glaucoma e cada um pode causar danos irreparáveis ao nervo óptico, o que eventualmente leva à perda de visão. Dor atrás dos olhos é um dos sintomas do glaucoma e é acompanhada por uma deterioração lenta da visão. O nervo óptico, que atua como um meio de ligação entre a parte posterior do olho e do cérebro, na verdade, envia os dados visuais da retina para a parte específica do cérebro para a interpretação. Agora, se algo der errado com o nervo óptico, que se manifesta sob a forma de dor atrás dos olhos.

Enxaqueca
Existem outras causas de dor atrás dos olhos. Cefaléia é uma das razões mais comuns que traz desconforto na parte de trás do olho. Enxaqueca nada mais é que dor de cabeça de longa duração que, inicialmente, provoca um leve desconforto e, eventualmente, agrava a dor latejante. No entanto, existem algumas condições raras associadas com este tipo de dor de cabeça e enxaqueca são referidos como oftalmoplégica ou retinal. Nesta condição, pode-se experimentar a dor persistente em um dos lados da cabeça e é acompanhada de problemas oculares vista que provocam dor atrás dos olhos. Às vezes a dor é sentida ao redor do globo ocular, que eventualmente se espalha para a testa.

leia também:

Olhos secos
Nossos olhos são revestidos com uma fina película de líquido, denominado filme lacrimal. Ele mantém os olhos lubrificados ou hidratada e previne a secura nos olhos. Quando este filme fino é incapaz de fazer seu trabalho corretamente, causa olhos secos. Além de causar uma sensação de coceira ou ardor dentro dos olhos, a dor também pode ser sentida por trás dos olhos. Leia mais sobre irritação nos olhos. Leia mais sobre irritação nos olhos.

Neurite
Quando o nervo óptico que transmite informação visual ao cérebro, fica inflamado, a condição é conhecida como neurite óptica. A transmissão de dados visuais para o cérebro é muito importante para o bom funcionamento do olho. A inflamação do nervo óptico é muitas vezes o resultado de uma infecção viral ou bacteriana, que não só causa dor atrás dos olhos, mas também provoca perda de visão. Leia mais sobre dor ocular. Leia mais sobre dor no globo ocular.

Esclerose Múltipla (EM)
Nesta condição, o sistema imunológico invade as bainhas de mielina, que atua como uma capa protetora para os nervos inúmeras em nosso corpo. O nervo é um meio de comunicação entre o cérebro e os diferentes órgãos do corpo. No entanto, quando esta condição afeta o nervo óptico, o resultado é a dor atrás do olho ao movê-lo e é seguido pela perda progressiva da visão.

Sinusite
Quando os seios ficam inflamadas, a condição é conhecida como sinusite. Os seios são atividades oco localizado no crânio. Para ser mais específico, são espaços cheios de ar na estrutura óssea do rosto e na testa. Existem 4 pares de cavidades localizadas na face e todos estão ligados às passagens nasais. Estas cavidades produzem muco (uma substância semi líquido) que as partículas de poeira armadilhas, entrando nas vias aéreas ao respirar. A infecção do sinus leva à produção excessiva de muco, que pode bloquear os seios da face e torná-los inflamado. A testa, no rosto e os olhos face ao peso de inflamação dos seios da face. Isso ocorre porque os seios inflamados trazer uma enorme pressão sobre essas partes do corpo, incluindo o olho. Como resultado, a pessoa que sofre de sinusite, muitas vezes reclama de dor no meio e atrás do olho.

A identificação precoce e intervenção é a chave para parar a perda da visão e restaurar a saúde dos olhos. A esclerose múltipla é tratada com drogas como copaxone impedir que a invasão do sistema imunológico para proteger o nervo óptico. Para a gestão eficaz de glaucoma que causa dor atrás dos olhos, o médico pode recomendar o uso de colírios que contenham beta-bloqueadores. Por outro lado, neurites ópticas que causa inflamação do nervo óptico, é tratada com esteróides por via oral ou intravenosa.

Quando ir ao médico

Deve-se procurar ajuda médica quando a dor nos olhos é intensa ou dura mais de 2 dias, quando se tem diminuição da visão, doenças autoimunes ou artrite reumatoide, ou quando além de dor, também aparecem sintomas de vermelhidão, lacrimejamento, pressão nos olhos e inchaço.

Atenção: As informações deste artigo são fornecidas apenas para fins informativos e não constitui um substituto para aconselhamento médico profissional.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.