Scroll Top

Bons hábitos

5 dicas para Engravidar mais Rápido

Para aumentar a taxa de fertilidade e conseguir engravidar mais rápido, você pode adotar algumas estratégias simples como investir no contato íntimo durante o período fértil, comer mais gérmen de trigo e permanecer deitada depois da RELAÇÃO.

engravidar-logo

Mas além disso, também é importante ir ao ginecologista para saber se não existe nenhuma doença genital que esteja dificultando a gravidez. Deixar de fumar e colocar de parte as bebidas alcoólicas também é importante, uma que que esses vícios podem levar a pequenas alterações no desenvolvimento do embrião, e consequentemente a abortos indesejados.

1. Ter relação no Período fértil

O período fértil para engravidar rápido ocorre exatamente no meio do ciclo menstrual e dura pelo menos 7 dias. Por isso, é bom anotar no calendário os dias da sua menstruação, para poder fazer o cálculo exato dos melhores dias para engravidar. Você não precisa ter relação todo dia, mas pelo menos, dia sim, dia não, especialmente nestes dias.

Algumas mulheres, especialmente a partir dos 35 anos, tem mais facilidade de engravidar investindo no contato íntimo 3 dias antes do seu dia mais fértil.

Durante estes dias, você também pode apostar no uso de um lubrificante vaginal que aumenta a fertilidade porque contém íons de cálcio e magnésio, que favorecem a concepção por normalizar o pH da região íntima da mulher.

2. Comer mais vitaminas e minerais

5 dicas para Engravidar mais Rápido

Uma alimentação variada e cheia de nutrientes melhora o funcionamento de todo o corpo e por isso você deve trocar as bolachas, salgadinhos e fast food por comida de verdade.

O gérmen de trigo, ovos, azeite, óleo de girassol e o grão-de-bico são os alimentos que mais devem ser consumidos para conseguir engravidar mais rápido. Esses alimentos são ricos em vitamina E, zinco e em vitaminas do complexo B, que favorecem a concepção por atuar no sistema hormonal.

Mas além disso, você deve investir nos alimentos enriquecidos com ácido fólico, que são os de cor verde-escura, porque eles colaboram para a perfeita formação do bebê, evitando problemas como o mau fechamento do tubo neural.

3. Comer menos carboidratos

5 dicas para Engravidar mais Rápido

Você deve evitar comer carboidratos como arroz, massa e pão durante o período fértil, para evitar alterações no pH vaginal, favorecendo a concepção. Como é muito difícil fazer uma alimentação sem carboidrato, basta retirar o arroz, a batata e o macarrão dos pratos principais, comer sempre pão integral e frutas variadas ao longo do dia, porque apesar de terem carboidratos, seus nutrientes são essenciais para a saúde da mãe e do bebê.

4. Ficar deitada após a relação

5 dicas para Engravidar mais Rápido

Após a relação, acredita-se que a mulher deve permanecer deitada de barriga para cima por aproximadamente 15 minutos, sem se limpar. Isso pode facilitar a entrada dos espermatozoides no trato genital. Apesar desse fato ainda carecer de comprovação científica, parece fácil cumprir e experimentar.

5. Fazer exercício regularmente

5 dicas para Engravidar mais Rápido

Manter o corpo ativo e fazer exercícios regularmente também pode ajudar a engravidar mais rápido porque melhora a circulação sanguínea, aumenta a produção e a qualidade dos espermatozoides, diminui a ansiedade e o stress e melhora o controle hormonal. Você pode praticar pelo menos 30 minutos de exercícios todos os dias, de modo que seja possível aumentar a frequência cardíaca ou 2 ou 3 vezes por semana, durante 1 hora. Não importa o exercício, desde que você se sinta bem ao realizar, por isso, pode escolher o que você mais gostar de praticar.

Se, mesmo após seguir todas estas dicas durante 12 meses consecutivos, não conseguir engravidar, deve-se procurar um médico para uma avaliação mais detalhada e se necessário, iniciar os tratamentos para engravidar, como a indução da ovulação ou a fertilização in vitro, por exemplo. A avaliação de infertilidade deve ser feita com o casal, já que 50% das causas de infertilidade é masculina.

  • Tanto o homem quanto a mulher deverão consumir diariamente alimentos ricos em vitamina E, como carnes, ovos e gérmen de trigo, pois atuam a nível hormonal, aumentando as chances de concepção.
  • O diclofenaco sódico é contraindicado no início e no fim da gravidez porque é um inibidor da síntese das prostaglandinas, que mantém o canal arterial do bebê aberto, podendo resultar em insuficiência cardíaca fetal e, por isso, quem está tentando engravidar não deve tomá-lo. Alguns medicamentos que contêm diclofenaco são: Voltaren, Cataflan, Torsilax, Tandrilax, Alginac, Flotac e Biofenac. Dipirona pode ser usada na gravidez para dor ou febre.

    Uma outra dica importante para quem deseja engravidar é começar a tomar comprimidos diários de ácido fólico, cerca de 3 meses antes de iniciar as tentativas para engravidar. Este cuidado é muito importante para evitar problemas neurológicos no bebê, como a espinha bífida.

    Além destas dicas, é importante que o casal evite o estresse, a ansiedade e tenha bons hábitos alimentares, além de praticar algum tipo de atividade física regularmente. Alimentos processados, industrializados, ricos em gordura, bebidas alcoólicas e o cigarro deverão ser eliminados.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.