Scroll Top

Bons hábitos saude

Os incríveis benefícios de comer um abacate por dia

O abacate é um alimento muito interessante, nutritivo e saudável. Além de ser saboroso e muito versátil na cozinha, ele pode ser preparado de várias maneiras diferentes.

um-abacate-por-dia

Gorduras e colesterol

torrada-de-abacate

O abacate contém gordura, mas não devemos nos preocupar porque são gorduras saudáveis.

Elas serão muito adequadas para uma dieta cardioprotetora que reduzirá o colesterol “ruim” em pessoas com sobrepeso e obesidade.

Alguns estudos têm mostrado que o abacate, além de ser um alimento muito saudável, reduz os níveis de colesterol ruim ou LDL.

A dieta mediterrânea é rica em ácidos graxos monoinsaturados, como aqueles presentes no azeite de oliva extra-virgem ou nas nozes.

Este tipo de alimentação pode ajudar a reduzir em 30% as doenças cardiovasculares mais graves, como acidentes vasculares cerebrais ou ataques cardíacos na população em risco.

Neste sentido, o abacate é uma fonte destes ácidos graxos com contribuições adicionais, tais como vitaminas, minerais e fibras.

Quer saber mais? Leia: 4 formas saudáveis de comer abacate

Abacate para perder peso

abacate-fatiado

Metade de um abacate de tamanho médio contém cerca de 138 calorias.

Ele também fornece uma boa proporção de ácido oleico muito importante para ativar a parte do cérebro responsável pela sensação de saciedade. Por esta razão, ele diminui o desejo de continuar a comer.

São vários os testes realizados neste quesito que mostram que a ingestão de gordura insaturada saudável pode ajudar a manter uma dieta de forma constante.

 leia também :

Propriedades anti-inflamatórias

O abacate, entre seus múltiplos benefícios, auxilia na prevenção da inflamação corporal, especialmente nos vários problemas relacionados à artrite.

Estes benefícios são alcançados devido ao seu alto teor de fitosteróis, que são uma parte importante da gordura desta fruta deliciosa.

Estes princípios ativos, os fitoesteróis, são de fato importantes para o sistema inflamatório, pois ajudam a manter a inflamação sob controle.

Poder antioxidante

Seu elevado teor de carotenoides, além de outros nutrientes, também se apresenta como outro fator importante entre as propriedades anti-inflamatórias do abacate.

Os abacates têm um alto teor de antioxidantes que são convertidos em vitamina A, essencial para a saúde dos nossos olhos.

Se comermos uma unidade diariamente juntamente com outras frutas e vegetais ricos em carotenoides, nosso corpo poderá usar estes antioxidantes de forma mais eficiente.

Uma excelente ideia é adicionar sempre algumas fatias de abacate às suas saladas.

Abacate contra o risco de ataque cardíaco

Como já mencionamos, esta fruta se destaca pelo seu teor de gordura saudável, que impulsiona os níveis de colesterol bom (HDL).

Este tipo de colesterol pode prevenir doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Se houver um histórico familiar de ataques cardíacos, é essencial incluir o abacate em sua dieta diária.

Para aqueles com níveis elevados de colesterol, é um alimento muito indicado.

Efeitos positivos durante a gravidez

abacate-picado

O abacate é rico em ácido fólico e reduz o risco de má formação do feto. Por isso ele é indicado para mulheres grávidas, uma vez que estas precisam tomar suplementos de ácido fólico durante o período da gravidez.

Uma xícara de abacate (200 g) contém um quarto da dose diária recomendada de ácido fólico.

Deve-se levar em conta que o ácido fólico é muito importante para a saúde celular, e evita as diferentes alterações celulares que levam o nosso corpo a desenvolver o câncer.

Analisando estes benefícios, todos deveriam sempre consumir abacate de maneira frequente.

Além disso, esta fruta tem a capacidade de inibir o câncer da próstata e o câncer de boca, assim como outras doenças malignas.

Riqueza em fibras

Como sabemos, consumir bastante fibra é fundamental para o intestino e a saúde do nosso organismo em geral.

Se ingerirmos abacate, evitaremos o risco da prisão de ventre. Uma porção desta fruta fornece quase metade da quantidade diária recomendada de fibras para o nosso corpo.

Veja este artigo:  Como você fecha a sua mão? Isso pode definir totalmente a sua personalidade

Vitaminas e minerais

O abacate é uma excelente fonte de vitaminas e minerais.

Você sabia que ele contém quantidades maiores de potássio do que a banana? Eles também são ricos em vitamina K, vitamina B5 e vitamina B6 e possuem uma grande quantidade de vitamina C.

Lembrando que a vitamina C é um antioxidante essencial para a manutenção adequada do sistema imunológico.

Do bom funcionamento do sistema imunológico provêm outros benefícios, como a melhoria da função cerebral e a prevenção da demência.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.