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6 infusões naturais para tratar os sintomas da menopausa

A menopausa não chega de um dia para o outro. Nenhuma das mulheres parece estar preparada para isso, e em certos casos os sintomas se relacionam com outros problemas, como o cansaço e a clássica insônia.

Tampouco existe uma idade pré-fixada para a chegada deste ciclo vital. Existem aquelas que sofrem uma menopausa precoce e quem, por outro lado, pode desfrutar de alguns anos mais com os hormônios atuando como protetores naturais da mulher.

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No entanto, entre os 45 e os 50 anos já aparecem aqueles primeiros sintomas que rompem o equilíbrio diário com os calores, os suores, a ansiedade.

É um momento onde o apoio médico sempre será de grande ajuda. Também será muito benéfico incluir na dieta algumas infusões naturais que irão combater muitos destes sintomas.

1. A erva-de-são-joão

A erva-de-são-joão ou hipérico é um recurso natural muito utilizado na menopausa e, em especial, para tratar qualquer problema relacionado com as mudanças de humor, tristeza e irritabilidade.

  • Para uso interno é indicado para o tratamento da ansiedade, problemas digestivos, cólon irritável, fragilidade capilar.
  • Pode ser consumida na forma de infusão e também na forma tópica, graças ao seu óleo essencial.
  • É uma planta muito rica em taninos com uma ação antisséptica, e também vitamínica.
  • A erva-de-são-joão contém hipericina, um princípio com propriedades antidepressivas que serve para melhorar o humor nos casos de depressões leves. 

Se você sofre de um problema emocional mais grave como uma depressão severa ou profunda, a erva-de-são-joão não tem nenhuma utilidade.

  • Você pode utilizar a erva-de-são-joão na forma de óleo. Neste caso é adequado consumir 3 mL por dia. Se desejar, pode fazer uma infusão com 5 gramas da planta na forma seca junto com um copo de água (200 mL).
  • Se você toma alguma medicação para dormir, antidepressivos ou antiácidos, não é recomendado o uso da infusão (pelo menos, não de forma regular).

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2. O alcaçuz

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O alcaçuz contém um elemento chamado glicirrizina que consegue regular o estrogênio de nosso corpo, e assim combate os sintomas associados à menopausa.

  • O alcaçuz é rico em magnésio, em vitamina C, cálcio, flavonoides e betacarotenos excelentes para tratar tanto a fadiga quanto as mudanças de humor ou a depressão leve.
  • Graças a este componente capaz de atuar como um estrogênio natural, o alcaçuz ajudará a compensar a redução do hormônio endógeno.
  • Para ter o efeito, consuma 3 gramas de pó de alcaçuz por dia, pode ser como infusão junto com um copo de água quando notar o aparecimento dos primeiros sintomas.

3. Infusão de passiflora e valeriana

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  • A passiflora (Passiflora incarnata) é uma planta muito utilizada para tratar a ansiedade e a insônia. Na verdade, dizem que esta planta tem ação muito similar aos medicamentos benzodiazepínicos.
  • Melhora o rendimento, regular os ciclos de sono e serve também como um calmante muscular.
  • A passiflora pode ser utilizada combinada com a valeriana, conseguindo assim um tratamento mais completo com um sono reparador e um descanso mais profundo.

Descubra também mais tratamentos para a insônia.

Esta combinação alivia a dor de cabeça, o mal-estar geral gerado pela ansiedade sofrida durante o dia, ajudando também a estabilizar o ritmo cardíaco.

  • Você pode tomar uma infusão de valeriana e passiflora uma hora antes de ir dormir. Ferva um copo de água (200 mL) junto com 2 gramas de valeriana e 2 gramas de passiflora. Adoce com uma colher de mel (25 mL).

Se você já consome algum medicamento benzodiazepínico, esta infusão não será recomendada.

4. Infusões para os suores noturnos durante a menopausa

1. Infusão de tília

  • A infusão de flor de tília é ideal para tratar os calores e suores noturnos durante a menopausa.
  • Para isso, ferva um copo de água (200 mL) e adicione 10 gramas de flor de tília, que pode ser encontrada em qualquer loja de produtos naturais. Deixe repousar por 10 minutos e adoce com uma colher de mel (25 g).
  • Tome uma hora antes de ir dormir.

2. Infusão de sálvia

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  • Conhecida como a planta da saúde da mulher, a sálvia será sua infusão diária para combater muitos dos sintomas da menopausa, especialmente a transpiração noturna.
  • Uma forma adequada de se beneficiar da sálvia é ferver um litro de água e depois adicionar 20 gramas de folhas de sálvia. Deixe repousar por 20 minutos, adoce com mel e o suco de meio limão. Tome depois das refeições, durante 3 dias seguidos. Descanse uma semana e recomece.

3. Infusão de hamamélis

  • O hamamélis é outra planta muito saudável que irá ajudar a ter um sono reparador, evitar os calores e suores.
  • Tome a infusão uma hora antes de ir dormir. Basta adicionar 10 gramas de folhas secas em um copo de água (200 mL) e fazer uma infusão. Adoce com mel e você terá uma noite tranquila.

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